Ao utilizar os serviços, o usuário confirma que leu e compreendeu os Termos e a Política aplicáveis a ele e concorda em ficar vinculado a eles.
Para os fins destes Termos de Uso e da Política de Privacidade, são aplicáveis as seguintes definições:
O arcabouço legal aplicável ao Suporte Sedese compreende os seguintes atos legislativos e normativos:
O Suporte Sedese é um canal centralizado para as solicitações de serviços de Tecnologia da Informação que incluam suporte hardware e software, cadastros e intervenções no Sistema Eletrônico de Informações - SEI, transporte para viagens e deslocamento de servidor/colaborador eventual e registros de incidentes de evento de segurança no âmbito da Lei Geral de Proteção de Dados.
A plataforma única para os diversos atendimentos no âmbito da Subsecretaria de Planejamento e Gestão permite aos servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese e aos usuários externos o acompanhamento das demandas registradas, desde a sua criação até o encerramento.
O Suporte Sedese tem como objetivo a centralização das solicitações em um único canal, a fim de possibilitar uma melhor gestão, acompanhamento e priorização das demandas, proporcionando um melhor atendimento aos usuários.
O acesso ao Sistema é feito por meio do site http://suporte.social.mg.gov.br. As credenciais de acesso (usuário e senha) são as mesmas utilizadas para acesso aos computadores (para servidores da Cidade Administrativa de Minas Gerais - CAMG) ou ao Expresso (para servidores externos à CAMG), e para usuários externos não há necessidade de uso de credenciais de acesso.
O tempo despendido para o processamento dos chamados pode variar, dependendo do nível de complexidade do incidente ou requisição. Como forma de garantir a qualidade do serviço prestado, foram estabelecidos Acordos de Nível de Serviço, conhecido como SLA, que é um compromisso assumido pelos atores envolvidos na operação do sistema perante seus usuários.
Após abertura do chamado, começa a contagem de tempo de atendimento, em que o técnico pode propor uma solução (atendimento da demanda) ou o lançamento de um acompanhamento, em que é solicitada alguma informação importante para a solução (nesse caso, o tempo de atendimento é paralisado até o retorno do usuário). Após o lançamento da solução proposta pelo técnico, o usuário poderá aprovar, caso tenha ficado satisfeito com a solução dada, ou reprovar, caso tenha alguma consideração a fazer. Em caso de reprovação, o tempo de atendimento será reiniciado.
Destaca-se que a tabela SLA é dividida entre tempo de atendimento (atribuição de um chamado a um técnico), e tempo de solução (prazo final para que o técnico encerre o chamado). No entanto, para os tipos de chamados que envolvem agentes externos, como cadastramento de novo servidor, a solicitação de criação de e-mail é enviada pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Seplag. Desta forma, o tempo de solução é variável, dependendo do terceiro.
No momento da abertura de uma solicitação, é gerado um número de ticket que permite ao usuário acompanhar todo o status da demanda. Também é disparado pelo sistema um e-mail de notificação a cada alteração realizada.
A seguir, estão relacionados os 12 tipos de serviços contemplados no Suporte Sedese:
Responsável pelo atendimento/prestação de serviço: Coordenação de Documentos - CDOC
Solicitação de Cadastro de Novo Usuário no SEI
Descrição: Utilizado para solicitar criação de novo usuário no SEI ou migração de usuário existente vinculado a outro órgão.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 2 horas úteis.
Tempo de Solução: 2 horas úteis.
Solicitação de Cancelamento de Documentos no SEI
Descrição: Utilizado para solicitar cancelamento de documentos em processos SEI.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 2 horas úteis.
Tempo de Solução: 2 horas úteis.
Solicitação de Permissão de Acesso a Unidade no SEI
Descrição: Utilizado para solicitar permissão de acesso a unidade no SEI.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 2 horas úteis.
Tempo de Solução: 2 horas úteis.
Solicitação para Liberação de Usuário Externo no SEI
Descrição: Utilizado para solicitar liberação de acesso de usuários externos ao SEI.
Público-alvo: Usuários externos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 2 horas úteis.
Tempo de Solução: 2 horas úteis.
Outros Incidentes e Requisições - SEI
Descrição: Utilizado para qualquer demanda relacionada ao SEI não categorizada anteriormente.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Tempo de Solução: 8 horas úteis.
Responsável pelo atendimento/prestação de serviço: Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC
Solicitação de Mudança de Layout na CAMG
Descrição: Utilizado para solicitar apoio referente a mudanças de layout no que compete aos maquinários de TIC (computador e ramal).
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Solicitação de Cadastro de Novo Usuário - TIC
Descrição: Utilizado para solicitar criação de acessos de novos colaboradores (e-mail institucional, senha de computador, senha de telefone etc.).
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Tempo de Solução: 8 horas úteis.
Observação: O prazo de atendimento/atribuição e o tempo de solução não consideram o período que a Seplag leva para concluir a demanda após a CTIC apresentá-la àquela Secretaria.
Solicitação de Remanejamento de Equipamentos de TIC
Descrição: Utilizado para solicitar remanejamento de maquinário para outra estação de trabalho.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Observação: O prazo de atendimento/atribuição e o tempo de solução não consideram o período que a Seplag leva para concluir a demanda após a CTIC apresentá-la àquela Secretaria.
Solicitação de Token
Descrição: Utilizado para solicitar certificado digital.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Outros Incidentes e Requisições - TIC
Descrição: Utilizado para qualquer demanda não categorizada anteriormente.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Tempo de Solução: 16 horas úteis.
Responsável pelo atendimento: Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC/Encarregado de dados
Notificação de Evento de Segurança - LGPD
Descrição: Utilizado para registrar ocorrência de incidentes de segurança da informação.
Público-alvo: Usuários internos.
Observação: Por não se tratar de uma demanda de solicitação, mas sim uma notificação de evento, não foi adotado para esse chamado o compromisso de SLA.
Responsável pelo atendimento/prestação de serviço: Coordenação de Logística - CLOG
Solicitação de Transporte
Descrição: Utilizado para solicitação de agendamento de veículos para viagens ou deslocamento, com veículos próprios ou da Intendência da CAMG.
Público-alvo: Usuários internos.
Prazo de Atendimento/Atribuição: 4 horas úteis.
Tempo de Solução: 48 horas úteis.
A Sedese, a fim de proporcionar aos seus usuários externos excelência na qualidade de atendimento, implementou o Suporte Sedese, que é um sistema de central de atendimentos. Atualmente, a "Solicitação para liberação de usuário externo no SEI", é o único tipo de chamado em que o público-alvo é o cidadão. Por meio desse chamado, o usuário externo pode enviar os documentos e seguir o passo a passo para fazer o cadastro e solicitar a liberação por um técnico. Quando o formulário é preenchido, é gerado um número de ticket rastreável, proporcionando ao usuário a possibilidade de acompanhamento de sua demanda.
O formulário pode ser acessado pelo demandante acessando o site https://suporte.social.mg.gov.br/index.php e clicando na opção “CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO NO SEI!”, onde terá acesso ao formulário para cadastro de usuários externos no SEI. A equipe responsável trabalha com um SLA de 2 horas úteis para atendimento mais 2 horas úteis para a solução.
Os dados tratados por meio do Suporte Sedese são: nome, identidade, CPF, e-mail particular, telefone celular particular e endereço residencial.
Os dados são obtidos por meio de preenchimento dos formulários eletrônicos próprios do Suporte Sedese, bem como pelo envio de cópia de documentos pessoais de identificação com foto (RG, carteira habilitação ou passaporte). Os tipos de tratamento realizados com cada tipo de dado são:
A finalidade da coleta de dados se restringe à identificação do demandante e/ou beneficiário do serviço no âmbito do Suporte Sedese;
A finalidade do armazenamento de dados consiste na possibilidade de elaboração de relatórios gerenciais e, em casos específicos, de rastreamento e histórico da solicitação registrada no sistema;
A finalidade da extração se aplica a todos os dados coletados que, em situações específicas, são retirados do Suporte Sedese para alimentar outros sistemas, a saber:
A finalidade da avaliação consiste na conferência e verificação de validade dos dados informados na solicitação para cadastramento de um novo usuário externo no SEI;
A finalidade da produção existe no momento em que há criação de novos acessos a outros sistemas corporativos, a saber: usuário SEI, e-mail institucional e usuário de rede.
Não há tratamento posterior para outras finalidades.
Não há transferência internacional de dados.
O usuário se responsabiliza pela precisão e veracidade dos dados informados no cadastro e reconhece que a inconsistência destes poderá implicar a impossibilidade de utilizar serviços públicos do Governo Estadual.
A visualização e o envio de contribuições nos documentos disponibilizados nesta plataforma condicionam-se ao aceite expresso dos presentes Termos de Uso e Política de Privacidade, bem como à realização de cadastro no site, com a criação de perfil de acesso
(login e senha), além da confirmação de ciência de cadastro restrito a maiores de 18 anos.
Para o cadastramento, serão solicitadas informações pessoais do usuário, que tem o dever de prestá-las idoneamente, sob pena de responsabilização.
O login e senha só poderão ser utilizados pelo usuário cadastrado. Este deve manter o sigilo da senha, que é pessoal e intransferível, não sendo possíel, em qualquer hipótese, a alegação de uso indevido, após o ato de compartilhamento.
O usuário é responsável pela atualização, ou comunicação da necessidade de atualização, das suas informações pessoais e consequências na omissão ou erros nas informações pessoais cadastradas.
O usuário é responsável pela reparação de todos e quaisquer danos, diretos ou indiretos (inclusive decorrentes de violação de quaisquer direitos de outros usuários, de terceiros, inclusive direitos de propriedade intelectual, de sigilo e de personalidade),
que sejam causados à Administração Pública Estadual, a qualquer outro usuário, ou, ainda, a qualquer terceiro, inclusive em virtude do descumprimento do disposto nestes Termos de Uso e Política de Privacidade ou de qualquer
ato praticado a partir de seu acesso à Internet, ao sítio e/ou aplicativo.
O usuário concorda que não usará robôs, sistemas de varredura e armazenamento de dados (como spiders ou scrapers), links escondidos ou qualquer outro recurso escuso, ferramenta, programa, algoritmo ou método coletor/extrator de dados automático para acessar,
adquirir, copiar ou monitorar o serviço, sem permissão expressa e por escrito do órgão.
A Administração Pública, no papel de detentora da custódia das informações pessoais dos usuários, deve cumprir todas as legislações inerentes ao uso correto dos dados pessoais do cidadão, de forma a preservar a privacidade dos dados utilizados na plataforma.
A Administração Pública poderá, quanto às ordens judiciais de pedido de informações, compartilhar informações necessárias para investigações ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais, suspeitas de fraude ou ameaças potenciais contra pessoas,
bens ou sistemas que sustentam o serviço ou de outra forma necessária para cumprir com as obrigações legais. Caso ocorra, a Administração Pública emitirá notificação direcionada aos titulares dos dados, salvo quando o processo
estiver em segredo de justiça.
Em nenhuma hipótese a Administração Pública Estadual será responsável pela instalação, no equipamento do usuário ou de terceiros, de códigos maliciosos (vírus, trojans, malware, worm, bot, backdoor, spyware, rootkit, ou de quaisquer outros que venham
a ser criados), em decorrência da navegação na Internet pelo usuário.
O órgão não poderá ser responsabilizado pelos seguintes fatos:
a. Equipamento infectado ou invadido por hackers;
b. Equipamento avariado no momento do consumo de serviços;
c. Proteção do computador;
d. Proteção das informações baseadas nos computadores dos usuários;
e. Abuso de uso dos computadores dos usuários;
f. Monitoração clandestina do computador dos usuários;
g. Vulnerabilidades ou instabilidades existentes nos sistemas dos usuários; e
h. Perímetro inseguro.
Para os serviços prestados por meio do Suporte Sedese, as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais são de responsabilidade da Sedese, que pode ser contatada por meio dos seguintes canais:
Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4.143, 14º andar do Edifício Minas - Cidade Administrativa, Serra Verde
E-mail: lgpd@social.mg.gov.br
Para os serviços prestados por meio do Suporte Sedese, o tratamento de dados pessoais é realizado pelos Operadores da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação, Coordenação de Documentação e Arquivo e Coordenação de Logística, em nome da Sedese, que pode ser contatada por meio dos seguintes canais:
Endereço: Rodovia Papa João Paulo II, 4.143, 14º andar do Edifício Minas - Cidade Administrativa, Serra Verde
E-mail: lgpd@social.mg.gov.br
Para os serviços prestados por meio do Suporte Sedese, o profissional responsável por atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a ANPD é o encarregado Marcelo do Carmo Nicodemos Gonçalves.
E-mail: lgpd@social.mg.gov.br
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